Fico feliz por saber que você vem buscando entender mais sobre Os tipos de Reiki e suas diferenças. Muitas pessoas se contentam em apenas conhecer uma face da “moeda” Reiki e acabam não buscando nada a mais do que aquilo que foi passado a ela. A base da transformação é justamente a etimologia da palavra, transformar – ação, ou seja, se transformar o tempo todo.

No decorrer deste artigo irei citar alguns dos principais tipos de Reiki praticados no Ocidente e suas diferenças. É muito importante salientar que, eu, Julio sou um buscador de fatos. Contra fatos não existem argumentos. Pensando nisso, irei expor aqui alguns principais tipos de Reiki ocidentalizados e por fim falarei um pouco sobre o Reiki não ocidentalizado, ou seja, um Reiki que segue as tradições ensinadas por Mikao Usui, Reiki mais puro, o Reiki Original do Japão.

Os tipos de Reiki e suas difenças

Agora quem sou eu para poder falar sobre os tipos de Reiki e suas diferenças? Muito prazer! Eu sou o Julio, sintonizado/iniciado em 4 tipos de Reiki’s diferentes. O último curso de Reiki em que participei foi no Uruguay com um Shihan/Mestre Reiki que é membro da Gendai Reiki Healing Association do Japão. Já realizei mais de 900 iniciações/sintonizações espalhadas pelo mundo, até o momento em que escrevi este artigo. Mas falaremos mais a fundo sobre isso no decorrer do artigo.

Os tipos de Reiki e suas diferenças

Antes de adentrar nos assuntos sobre os Reiki’s mais praticados no ocidente gostaria de passar uma informação muito relevante. Até onde chegou ao meu conhecimento todos os Reiki’s são derivados do Reiki Ryo Ho Gakkai. Que Reiki é esse? Esse é o Reiki fundado pelo Mikao Usui em 1922 no Japão (Leia: A verdadeira história do Reiki). Mas não se engane, o Reiki Ryo Ho Gakkai já veio para o ocidente com modificações feitas pelo Mestre Chujiro Hayashi, ou seja, os demais Reiki’s são derivados de um Reiki já modificado.

Vamos la!Reiki Tradicional Usui

O primeiro tipo de Reiki mais conhecido e praticado aqui no ocidente é o Reiki Tradicional Usui:

  • Constituído de apenas 3 níveis de iniciação, total de 6 sintonizações.
    • Nível 1: são realizadas 4 sintonizações para realinhar os 4 chakras superiores, já que as pessoas tem a energia corporal mais voltada para os 3 chakras básicos/materiais. Ego, sexualidade e necessidades básicas. Com as 4 sintonizações de realinhamento dos 4 chakras superiores tenta-se alcançar um grau de espiritualidade mais elevado. Ou seja, um equilíbrio maior entre os 7 chakras. Neste tipo de Reiki não se passa nenhum símbolo para o aluno no nível 1.
    • Nível 2: é realizada apenas uma sintonização que frisa trabalhar os campos físico, mental e emocional através dos símbolos Cho Ku Rei, Sei He Ki e Hon Sha Ze Sho Nen.
    • Nível 3: também com apenas uma sintonização, mas já o nível de Mestre do Reiki Usui. Neste nível a pessoa já está apta a realizar iniciações de novos canais de Reiki. Recebe também neste nível o símbolo Dai Ko Myo Tradicional, um símbolo que trabalha a reconexão com sua essência interior.
  • No ocidente é o Reiki mais próximo da essência ensinada por Mikao Usui.
  • Este Reiki veio já modificado pelo Chujiro Hayashi como citado anteriormente.
  • Conta com imposições de mãos fixas.

Reiki Tradicional Usui TibetanoO segundo tipo de Reiki mais conhecido e praticado aqui no ocidente é o Reiki Tradicional Usui/Tibetano:

Este Reiki surgiu depois da junção do Reiki Tradicional Usui (citado anteriormente) com o Raku Kai Reiki (pouco conhecido e falado).

Uma breve descrição do Raku Kai Reiki é que ele é baseado em simbologias tibetanas, como o símbolo Raku e o Dai Ko Myo Tibetano. Ele adiciona técnicas tibetanas que dizem potencializar a iniciação do novo aluno em Reiki e com isso se tornando desnecessárias as 4 sintonizações, no Nível 1, ensinadas inicialmente pelo Chujiro Hayashi.

  • Constituído de 4 níveis de iniciação, total de 4 sintonizações.
    • Nível 1: é realizada apenas uma sintonização e é passado o símbolo Cho Ku Rei para o aluno já visando trabalhar o campo físico, diferentemente do Tradicional Usui.
    • Nível 2: é realizada apenas uma sintonização que frisa trabalhar os campos , mental e emocional através dos símbolos Sei He Ki e Hon Sha Ze Sho Nen.
    • Nível 3A: também com apenas uma sintonização. Recebe também neste nível o símbolo Dai Ko Myo Tradicional, o símbolo que trabalha a reconexão com sua essência interior. E aqui diferentemente do Reiki Tradicional você não se torna Mestre Reiki.
    • Nível 3B: apenas uma sintonização. Que é o momento onde você se torna Mestre Reiki recebendo treinamento específico de sintonizações tanto tibetanas quanto tradicional usui. Recebe também mais 4 símbolos não tradicionais do Reiki, ou seja, simbologias tibetanos do Raku Kai Reiki como: Serpente de Fogo, Dai Ko Myo Tibetano, La Hanna Nai e Shika Sei Ki.
  • Aprende também meditações que potencializam a energia do Reiki, como a meditação violeta.
  • Este Reiki foi criado pelo William Lee Rand.
  • Conta com imposições de mãos fixas também.

Como você pode ver as diferenças entre esses dois tipos de Reiki está mais ligada a quantidade de níveis, símbolos e como são feitas as sintonizações.

Aqui no Brasil os mais praticados são esses citados, mas existe uma lista enorme de Reiki’s espalhados por todo lado do planeta. No final deste artigo terá uma lista com alguns dos tipos de Reiki em que você poderá dar uma olhada. Seria totalmente inviável explicar sobre todos eles.

Gendai Reiki Ho - Os tipos de Reiki e suas difenças

Agora um tipo de Reiki pouco conhecido aqui no ocidente é o Gendai Reiki Ho:

Este Reiki foi elaborado por um membro da Usui Reiki Ryo Ho Gakkai (Escola fundada por Sensei Mikao Usui – Fundador do Reiki). Significa Técnica de Reiki Moderno. Esse tipo de Reiki foi criado com o intuito de levar realmente a essência do Reiki que foi passada por Mikao Usui sem modificações aleatórias.

O Gendai Reiki Ho ainda é pouco conhecido no ocidente, mas está tomando proporções gigantescas, já que vem realmente revelar o verdadeiro objetivo do Reiki. Qual é esse objetivo? Um objetivo que vai muito além da imposição de mãos.

  • Constituído de 4 níveis e 10 sintonizações.
    • Nível 1: são realizadas três sintonizações sem símbolos, passando a história real do Reiki e seu objetivo.
    • Nível 2: são realizadas três sintonizações que frisam trabalhar os campos físico, mental e emocional através dos símbolos Cho Ku Reik, Sei He Ki e Hon Sha Ze Sho Nen. Como pode ver o fluxo de energia aqui é muito maior do que os tipos de Reiki ocidentais.
    • Nível 3: também são realizadas três sintonizações. Recebe também neste nível o símbolo Dai Ko Myo Tradicional, o símbolo que trabalha a reconexão com sua essência interior. E aqui diferentemente do Reiki Tradicional você não se torna Mestre Reiki.
    • Shihan: é feita uma sintonização. Que é o momento onde você se torna Mestre/Shihan (intrutor de) Reiki recebendo treinamento específico para realizar as sintonizações em novos alunos.
  • Este Reiki tem como objetivo o equilíbrio total do Ser.
  • Este Reiki foi criado pelo Sensei Hiroshi Doi (Membro da Usui Reiki Ryo Ho Gakkai).
  • Não se baseia nas posições de mãos fixas, se baseia na intuição e sensibilidade das mãos.
  • Um Reiki voltado para a liberdade total, ou seja, sem regras rígidas a seguir antes de um tratamento.
  • As técnicas do Gendai Reiki Ho são bem diferentes dos ocidentais, já que não se apoia em imposições de mãos e sim em meditações e técnicas de auto purificação intensiva.

O que você precisa entender é

O que muda entre um tipo de Reiki e outro é a técnica usada para aplicar a energia que vem do Universo. Uns modificam as técnicas por crenças e afinidades, outros apenas seguem o que foi ensinado, já modificado.

Ou, tradições. Se tem uma cultura em tal lugar e o Reiki chega até lá. O que acontece? Eles misturam práticas do Reiki com suas práticas herdadas por gerações e gerações. E assim se vai criando todos os dias novas modalidades de Técnicas de Reiki.

Uma observação importante é que a cada vez que você modifica o Reiki você modifica a energia original vinda do Universo transmitida originalmente no Japão através de Mikao Usui, e isso altera no resultado final do crescimento da pessoa em todas as áreas.

Por que? Porque ela está sendo influenciada não somente pela energia pura do Reiki, mas também pela energia de todas as culturas, tradições e crenças vindas das modificações na técnica e na sintonização recebida de seus mestres.

Outra relevância que temos que levar em conta é o tamanho da linhagem. Existem sistemas de Reiki co linhagem tão extensa que quase não cabe em uma página de certificado. Quanto maior a linhagem mais a energia Rei se misturou com o Ki individual de cada membro da linhagem.

Uma pessoa sintonizada em Gendai Reiki Ho não precisa ser sintonizada nos demais tipos de Reiki, basta pegar o conhecimento teórico e usar apenas. Sejam símbolos, técnicas e ademais. Descartando assim a necessidade de sintonizações em mais de um tipo de Reiki.

Digo isso pela pureza da energia que vem da linhagem do Japão. Mas se a pessoa desejar ser sintonizada/iniciada em vários tipos de Reiki ela é livre para ser, nada a impede.  Muitos fazem isso meramente por certificações e não por auto transformação real. Ou seja, cada um sabe o melhor para si.

Existe uma diferença entre Técnica de Reiki e Reiki, mas isso ficará para um outro artigo.

Lista com Os tipos de Reiki

Amanohuna Reiki
Angelic RayKey
Ascencion Reiki
Authentic Reiki
Blue Star Reiki
Brahma-Satya Reiki
Cura Magnificada – Magnifield Healing
Cura Quantica/Energia Fria
Diddheartha Reiki
Ener Sense-Duddho
EnerSense-Buddho

Essencial Reiki
Gendai Reiki
Gendai Reiki-Ho
Golden Age Reiki
Hiroshi Doi – Jikiden Reiki & Jikiden Reiki Shinhan Kaku
Ichi Sekai Reiki
Imara Reiki
Iron Reiki
Japanese Reiki Techniques
Jinlap Maitri Chhos Reiki
Jinlap Reiki ou Jinlap Maitri Reiki Tibetano
Johrei ou Jo Reiki
Karuna Ki
Karuna Reiki
Ken Reiki-Do®.
Lightarian Reiki
Mari El®
Medicine Dharma Rei Kei
Men Chho Reiki ou Medicine Dharma Rei Kei©
Men Chhos Reiki
Meridien Reiki
New Life Reiki
Osho Reiki – Osho-Neo-Reiki
Quantum Reiki
Radiance Technique Reiki
Rainbow Reiki
Rakiran Reiki
Raku Kai Reiki
Raku Kei Reiki
Realreiki
Reiki Cristão
Reiki Essencial
Reiki Fire
Reiki Intuitive
Reiki Japonês Tradicional
Reiki Jin-Kei Do
Reiki Lighterian
Reiki Magnificado – OMROM – cura Quantica
Reiki Plus
Reiki Plus®
Reiki Prema
Reiki Sun Li Chung
Reiki The Way of the Heart
Reiki Tibetano
Reiki Usui Tibetano Kuan Yin
Reiki Xamâmico
Reiki: Jin-Kei Do©
Reiki-Do
Royal Reiki
Sacred Path Reiki
Saku Reiki
Satya Japanese Reiki
Seichim ou Seichem/Sekhem – Reiki Egípcio
Shamballa Reiki
Shuey Phura Reiki
Sun Li Chung Reiki
Tera Mai Reiki
Tera-Mai Seichem®
Tera-Mai®
A Técnica da Radiância ® (TRTAI)
The Radiance Technique
Vajra Reiki
Valley Reiki
Wei Chi Tibetan Reiki
Wiccan Reiki

Shuey Phura®.
Sistema que usa o Usui Shiki Ryoho como base fundamental. Os sintonizados nesta linhagem tem que ter pelo menos o nivel I.

O Sistema Shuey Phura®. utiliza 3 símbolos específicos:
O Yan Shin: para uso em desobsessão espiritual.
Hio Yin: para resgate de seres em regiões umbralinas e ajuda no processo de desencane.
Shan Ze Nan: iniciações.

Este sistema foi transmitido em 04 de janeiro de 2002, as 21 horas, durante a iniciação de Nivel 1 do Sistema Usuy Shiki Ryoho de Lucineide Conceição Leal, para o Reiki Master Carlos Vilmar Oliveira Souza, pelos mestres de Reiki Isayto e Icao Lea da Comunidade Etérica Espiritual Shuey Phura – localizada em uma área sobre a cordilheira do Himalaia nas proximidades do Tibet -, ocasião a qual os mestres passaram as diretrizes deste sistema de uso especifico para trabalhos de cunho espiritual tais como: mediúnicas, culto aos antepassados, etc., onde o foco é o resgate, encaminhamento e ajuda para entidade espiritual em foco.

O Sistema não é passado em seminários. A indicação de quem dever receber a sintonização é feita pela espiritualidade, através de canalização.

Shuey Pura é doação de amor e compaixão por nossos irmãos que não estão mais fazendo parte do mundo material.

Karuna Reiki
Karuna é uma palavra sânscrita traduzida como “ação compassiva” ou “compaixão em ação”. O Karuna Reiki é um sistema de desenvolvido por William Lee Rand, que inclui meditação e cujo enfoque está no desenvolvimento de karuna, isto é, da compaixão por todas as formas de vida.

Karuna Ki
É uma técnica de Cura que se utiliza de símbolos poderosos que provem de tradições milenares que trabalhavam com processos de cura. Contém símbolos do Budismo Tibetano, da Kabalah Judaica, do Xamânismo Siberiano, das Pirâmides Egípcias, dos arquétipos do tarô, do cristianismo místico,etc. Foi originario do Tera Mai Reiki, inspirados nos ensinamentos de Satya Sai Baba.

Reiki Essencial
Criado por Diane Stein.
Reiki Essencial- uma antiga arte de Cura – Ed. Pensamento.

Reiki Usui Tibetano Kuan Yin
Centrado na deusa chinesa Kuan Yin (conhecida como Tara, entre tibetanos e indianos), apresenta práticas de meditação, símbolos e procedimentos característicos do Sistema Usui Tibetano.

Angelic RayKey
Sistema que utiliza a vibração dos anjos. O uso das coresé a chave para a cura em todos os niveis.

Reiki Lighterian
Apresenta seis níveis de habilidades, além dos mestrados em Karuna Reiki e Reiki Usui. Não se utilizam símbolos, sendo a intenção e a determinação essencias para esse sistema de Reiki desenvolvido em 1999.

O Reiki Essencial
Criado por Diane Stein.Reiki Essencial- uma antiga arte de Cura – Ed. Pensamento.

Osho Reiki – Osho-Neo-Reiki
o Sistema Usui (Japonês) ensinado dentro do ashram de Osho, que inclui técnicas de meditação.

Cura Magnificada – Magnifield Healing
Este método de cura era usado anteriormente nas mais altas dimensões por Mestres Ascensionados. Por determinação divina, foi apresentado pela primeira vez para a Terra em 1983. Em 1992, por comando direto da Mestra Kuan Yin, a Cura Magnificada do Altíssimo Deus do Universo foi trazida na sua forma expandida para promover a ascensão da Terra e da Humanidade.

Blue Star Reiki
Estrela azul originalmente chamada energia celestial. John Williams um mestre de Reiki de África do Sul canalizou esta energia de sua guia Makuan em janeiro, 1995. A energia celestial da estrela azul, como descrita por John Williams, é uma transmissão da habilidade espiritual de construir uma ponte sobre a abertura entre o deus e o arco-íris do homem (chakras) permitindo o adepto de utilizar este potencial e de funcionar em níveis expandidos da consciência.

Ken Reiki-Do®.
Ken é uma palavra de origem japonesa e significa “ESPADA”. Do é “caminho”. Ken Reiki-Do® é, portanto, “O Caminho do Reiki com Espada “. O Ken Reiki-Do® é um Sistema original, fundamentado no Sistema Usui (Japonês) e constituído por 90 símbolos próprios adicionais acessados durante sintonizações e contatos com Mestres Cósmicos, e incorporados à ESPADA japonesa, consagrada através de processo iniciático.

Reiki The Way of the Heart
Inclui: Iniciação dos pés. Tratamento das glândulas endócrinas. Mais posições no Nível 1, perfazendo o total de 35 posições. Ausência de data nos certificados.

Reiki Magnificado – OMROM – cura Quantica
Canalizado pelo chileno Rodrigo Romo
É um “sistema de cura BioEnergética”, que unifica várias linhas de Reiki, os preceitos da Tradição Filosófica Religiosa do Oriente, e os princípios da Cura Quântica.

Vajra Reiki
Originário do Japão e disseminado na Indonésia, adiciona símbolos aos tradicionais do sistema Usui. VAJRA é uma palavra em sânscrito que significa Raio, Diamante, Indestrutível. VAJRA é muito forte e carrega o poder do Trovão.

Reiki Karuna Ki
Sistema de cura como o Reiki, o qual, entretanto, se utiliza na maior parte das vezes, dos símbolos do Karuna Reiki.

Reiki Prema
Utiliza a maioria dos símbolos do Karuna Ki.

Reiki Xamâmico
Técnica de imposição de mãos baseada em vivências xamânicas, símbolos de tradições milenares como Guarani, Navajo, Sioux, Tupinambá e imposição das mãos.

Royal Reiki
O Royal Reiki da Síntese é um sistema de Reiki que integra todos os conhecimentos, símbolos e técnicas dos diversos sistemas de Reiki existentes hoje no planeta. visando, além do conhecimento inerente a essa técnica de cura natural, o desenvolvimento da consciência ascensional.

Raku Kai Reiki
Raku Kei é a maneira do dragon do fogo. Raku é o fluxo vertical da energia e Kei é o fluxo horizontal da energia no corpo. Raku é o raio da energia da Kundalini, a Serpente de Fogo, a Naga Pita. O Raku Kai Reiki utiliza a força da Kundalini para amplificar a cura.

Wiccan Reiki
É o Reiki Wiccan Craeft Self Healing, uma escola de imposição de mãos que envolve a energia da mãe terra e das antigas tradições das Deusas. (Celtas, Xamãs, Dianicas, Dionisias, etc).
É uma técnica de poder pessoal, aquisição de desejos, e de toques mágicos e deliciosos, além da magia do mais alto nível que reúne técnicas que inclusive, migraram para teosofias, Rosa-cruzes, Gnoses, Ordens Ocultistas, Celtas e Templarias.

Reiki Cristão
Técnica de imposição de mãos essência: IAD AOUR RIPUI, apelidado de Reiki Cristão, ou Imposição de Mãos Cristã. É uma técnica baseada na arte de cura e imposição de mãos dos profetas, na época de Jesus e de técnicas essências da magia cristã.

Conclusão

Procure sempre estar ligado(a) a essência do Reiki. Que vai além das técnicas usadas para aplica-lo. Se este artigo: Os tipos de Reiki e suas diferenças te ajudou de alguma forma, deixe aqui em baixo nos comentários. Deixe também sua visão e críticas, críticas são ótimas para o crescimento.

Um abraço do seu amigo Julio Mendes.

Os tipos de Reiki e suas diferenças
(4.9) 34 votos

Julio Mendes
Julio Mendes

Neuro Linguista, Hipnoterapeuta, Instrutor de Reiki Original Japonês, Coach e Barra de Access.

Deixar comentário: