Logo Reiki Original BR PV P

Quanto tempo dura um curso de Reiki?

Picture of Julio&Ana, Mestres Formados no Japão

Sobre

4.8/5 (10 avaliações)

Este é um assunto bem variado, mas simples de falar ao mesmo tempo. Muitos mandam e-mail perguntando quanto tempo dura um curso de Reiki e a resposta é bem simples, depende!

Precisamos deixar claro em primeiro momento que meu propósito aqui é falar sobre a prática de Reiki japonês e não da prática de Reiki ocidental.

Os níveis de Reiki

A prática de Reiki japonês é dividida em 4 níveis. Que pode ser dividida de variadas formas. A quantidade de tempo é, normalmente definida pelos mestres de Reiki.

  • Nível 1 Sho-den (O Básico)
  • Nível 2 Oku-den (O Avançado)
  • Nível 3 Shinpi-den (O Eu Original)
  • Nível 4 Gokuikai-den (Mestrado)

Em cada nível de Reiki você receberá conhecimentos específicos com um propósito direcionado de forma que você suba cada degrau elevando seu nível de harmonia, paz interior, felicidade e autorrealização..

Quanto tempo dura um curso de Reiki?

Comumente os níveis 1 e 2 podem ser dado juntamente em um final de semana. Por exemplo, o nível 1 no sábado e o nível 2 no domingo, ou ambos nos mesmo dia.

A orientação da escola no Japão é que não faça sequência de mais de 2 níveis seguidos. A única sequência permitida são níveis 1 e 2 juntos. Não é permitida a sequência de níveis 1, 2 e 3 – sequência de níveis 2 e 3 – sequência de níveis 3 e 4 ou até mesmo sequência de níveis 1, 2, 3 e 4.

Iniciantes no Reiki

Normalmente os iniciantes levam mais tempo para assimilar o conteúdo passado nos cursos. Para este é recomendado que dê um espaço de tempo entre a primeira etapa e a segunda etapa. Primeira etapa seria os dois primeiro níveis de Reiki.

O tempo médio para melhor absorção dos ensinamentos é entre 30 e 60 dias para realizar a formação no nível 3 de Reiki. Nós exigimos pelo menos 30 dias de intervalo.

Já para realizar a formação de nível 4 – mestrado o ideal seria um intervalo de 6 meses a 1 ano, para que de fato seja vivido o Reiki em sua integralidade e tenha de fato resultados. Nós exigimos pelo menos 90 dias após a formação em nível 3.

Experientes no Reiki

Por outro lado já existem pessoas experientes em outras práticas de Reiki que podem ter uma assimilação mais rápida do conteúdo do Reiki japonês. As diferenças são gritantes, mas é possível assimilar em menos tempo, depende apenas da resistência de cada pessoa.

Eu, particularmente, vejo o experiente igual o iniciante. Devido aos vícios adquiridos do Reiki ocidental. Os experientes muita das vezes demoram mais tempo para assimilar e mudar o comportamento viciado que os iniciantes.

O tempo é muito relativo para ser taxativo, o que fazemos é observar a forma como as pessoas melhor assimilam a prática para ter uma ideia médio. Conheço pessoas com mais de 20 anos de formação de Reiki que não integraram realmente o Reiki em suas vidas.

Por outro lado conheço pessoas com menos de 1 ano de formação que realmente vivenciam a prática do Reiki em seu cotidiano.

Duração do curso de Reiki Original Japonês

Esse é o roteiro que nossa escola utiliza para realizar seminário em todo o mundo

  • Nível 1 • Sho-den: meio período do sábado das 08:30h às 14:30h
  • Nível 2 • Oku-den: meio período do sábado das 15:00h às 21:00h
  • Nível 3 • Shinpi-den: um domingo das 09:00h às 18:00h (após 30 dias)
  • Nível 4 • Gokuikai-den: um domingo das 09:00h às 18:00h (após 90 dias)

Irei assimilar tudo?

O conhecimento sobre o Reiki Original japonês é muito simples e pode ser compreendido por qualquer pessoa. Mesmo que totalmente iniciante. Na verdade quanto mais iniciante maior a tendência de compreender a prática do Reiki japonês.

Normalmente pessoas que já conhecem Reiki têm uma resistência maior em mudar os hábitos já adquiridos de práticas de Reiki ocidental.

Diferencial do nosso trabalho

Além do seminário com curso de Reiki que realizamos você recebe acesso a uma plataforma de ensino a distância, a EAD do Reiki Original BR.

Nesta EAD você terá todo apoio e suporte após a formação. Nela tem o material de revisão e reciclagem.

E ainda tem as técnicas gravadas em vídeos e os áudios para realizar a prática das técnicas de forma guiada.

Tabus sobre quanto tempo dura um curso de Reiki

Existem muitas regras no ocidente que ditam que são obrigatórios intervalos exorbitantes entre um nível de Reiki e outro ou até mesmo formação que duram anos, mas isso é desnecessário.

O Reiki ensinado pelo Sensei Mikao Usui não levava somente o tempo como métrica de avanço entre os níveis, mas também o desenvolvimento pessoal. O que se era levado em conta era a capacidade da pessoa de assimilar, compreender e por em prática, na vida diária, tudo que havia aprendido.

Aqui no ocidente as pessoas não levam isso em conta, muito menos a sério. Levam mais em conta o tempo de formação que o resultado propriamente dito, que é o mais importante. Tempo é muito relativo.

Existem muitas pessoas que passam anos, mas não entendem nada do Reiki e já saem fazendo mais umas dezenas de cursos de Reiki sem ao menos vivenciar o que aprendeu. Para não incorrer no mesmo erro foi que eu decidi seguir a filosofia do fundador do Reiki, o Sensei Mikao Usui.

Ficou claro em quanto tempo dura um curso de Reiki?

Espero que tenha respondido suas questão sobre Quanto tempo dura um curso de Reiki. É importante relatar que você encontrará diversas pessoas falando coisas totalmente diferentes do que você leu aqui.

Agora cabe a você o que ressoa com você. Procuro seguir a filosofia do Sensei Usui desde que conheci a verdadeira origem da prática do Reiki no Japão.

Acompanhe nas redes sociais: Instagram, YouTube e Facebook que sempre estou postando conteúdos novos como lives, imagens, textos, vídeos…

Sou um livre pensador e expositor de ideias e fatos científicos. SOU LIVRE! SINTA SE LIVRE TAMBÉM! Até a próxima (じゃね – Ja ne)!

Avalie este artigo 😉:

4.8/5 (10 avaliações)

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Mais Curtidos
Recentes Antigos
Inline Feedbacks
View all comments

Quem Somos

Conheça um pouco mais sobre nós e nossa história.

Sobre o Julio Mendes

"A dor me estimulou a me transformar, pois, não dava mais para viver daquela forma. Eu tinha depressão profunda, tentei suicídio algumas vezes. Estava em total crise existencial sem saber qual era meu lugar no mundo.

Foi então que decidi morrer, mas morrer para quem eu era, e me tornar uma nova pessoa. Foi então que comecei a buscar formas de me curar de meus traumas e de todo meu passado recheado de sofrimentos.

Encontrei o Reiki em 2016, me formei como Mestre em 3 escolas de Reiki Ocidental, porém minha intuição me dizia que faltava algo que iria transformar minha vida de uma vez por todas.

Foi então que comecei a busca pela verdade sobre a prática de Reiki ensinada por Mikao Usui diretamente na fonte, o Japão. Em 2020 me formei em Ashiya e em 2022 retornei, juntamente com Ana Paula Barnabé.

Hoje tenho uma vida repleta de paz de espírito, realizações, felicidade, alegria e prazer em viver!"

Sobre a Ana Paula Barnabé

"Executiva de uma empresa internacional, já com boa parte da vida resolvida, tinha uma irritabilidade fora do comum.

Encontrei com o Julio Mendes numa turma de Reiki em Salvador e desde então me juntei ao Movimento Reiki Original pelo Brasil. Fui ao Japão em 2020 para me formar diretamente com Hiroshi Doi para aprofundar e aperfeiçoar a transmissão dos verdadeiros ensinamentos do Reiki no Brasil.

Hoje vivo uma vida muito mais leve e sem aquela irritação que me incomodava muito. Tenho mais harmonia e equilíbrio em minhas relações."

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email
Pinterest

Fazer Contato

Via WhatsApp, Messeger, Instagram ou E-mail

Fazer Contato

Via WhatsApp, Messeger, Instagram ou E-mail